O segundo óbito de paciente infectado com dengue em Itabira foi confirmado no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no início desta semana. Outros 15 óbitos estão em investigação na cidade, que atingiu a impressionante marca de 20.469 casos notificados.
De acordo com o boletim, 14.286 casos estão em investigação. Ao todo, 6.183 casos foram confirmados, resultando na internação de 89 pacientes, até o momento.
Itabira decretou situação de Emergência ainda no início do segundo semestre do ano passado, medida válida por 180 dias e que vem sendo renovada diante do aumento do número de casos.
Itabira contemplada com recursos federais
Por meio de um decreto federaI, Itabira garantiu um repasse de R$ 449.739,62 em recursos emergenciais liberados pelo Ministério da Saúde para o combate à dengue. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Saúde. O decreto estabelece subsídios financeiros para o atendimento a emergências de saúde pública no âmbito da atenção primária e especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) e da vigilância sanitária.
A cidade foi escolhida entre as primeiras nove do país a receberem recursos da primeira leva de planos emergenciais no combate aos mosquitos transmissores da dengue e outras arboviroses. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, esteve em Brasília no final de fevereiro e se reuniu com o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, para discutir soluções para a epidemia.
Além de Itabira, em Minas Gerais foram contemplados Entre Rios de Minas, Lagoa Santa, Mateus Leme e São João Del Rei. Em outros estados também foram contemplados, Valparaíso de Goiás- GO, Angra dos Reis- RJ, Rio de Janeiro – RJ e Guararema -SP.