Dengue no Brasil: crianças com menos de 5 anos morrem mais, diz pesquisa

Publicado em

 

A situação da dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação, especialmente quando se trata das crianças, de acordo com um levantamento realizado pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os dados analisados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde nas primeiras 10 semanas epidemiológicas de 2024 revelaram números alarmantes. Foram notificados 239.402 casos de dengue em crianças até 14 anos em todo o país.

Surpreendentemente, a faixa etária mais afetada foi a de adolescentes entre 10 e 14 anos, representando 41,8% dos casos, seguida por crianças de cinco a nove anos, com 33,7%, e crianças menores de cinco anos, com 24,5%.

No entanto, quando se trata de mortes, a situação muda drasticamente. Dos 52 óbitos registrados, 44,2% das vítimas tinham menos de cinco anos, enquanto 32,7% estavam na faixa de cinco a nove anos, e 23,1% tinham entre 10 e 14 anos. Esse padrão sugere uma diminuição gradual da proporção de óbitos à medida que a idade aumenta.

Número de mortes por dengue no Brasil aumentou nos últimos dias

O levantamento ainda destacou um aumento de 21,2% no número de óbitos na décima semana epidemiológica em comparação com a semana anterior, ressaltando a urgência de reforçar as medidas de prevenção da dengue no Brasil.

Quanto à letalidade, que mede o número de óbitos em relação ao total de casos, a situação é preocupante. A letalidade confirmada em crianças menores de cinco anos é cinco vezes maior em comparação com a faixa etária de 10 a 14 anos. Além disso, entre crianças de cinco a nove anos é três vezes maior do que entre adolescentes de 10 a 14 anos.

Esses dados da dengue no Brasil destacam a necessidade urgente de ações mais eficazes de prevenção e controle da doença, especialmente entre as crianças, visando reduzir não apenas os casos, mas também as trágicas perdas de vidas infantis para essa doença.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...