O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas fortes em 17 Estados e no Distrito Federal, nesta terça-feira (7). O fenômeno climático, originado por um canal de umidade, promete trazer precipitações intensas e tempestades isoladas para várias regiões do Brasil.
De acordo com o site Meteored, o canal de umidade começou a se formar na última sexta-feira, 3 de janeiro, e seguirá afetando o clima em diversas partes do país. Este fenômeno aumenta a probabilidade de chuvas intensas e pode provocar tempestades localizadas em várias áreas.
Estados afetados pelo alerta de chuvas intensas
Os Estados que estão sob alerta incluem: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Amapá, Amazonas, Acre e Rondônia.
O alerta de chuvas intensas deve ser mais forte no fim da tarde, com maior intensidade nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com o clima caracterizando um típico dia de verão, com tempo quente e chuvoso. A situação pode causar transtornos em algumas áreas devido às precipitações rápidas e volumosas.
Enquanto as condições climáticas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste podem ser mais severas, o tempo na Região Sul tende a ser mais estável e sem grandes nuvens. No entanto, o litoral de Santa Catarina e do Paraná ainda pode enfrentar chuvas isoladas durante o dia.
Fique atento aos alertas e se prepare para possíveis mudanças climáticas em sua região!