O Governo de Minas esteve representado na abertura da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Congonhas, importante cidade mineradora localizada na região Central do estado. A Secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), Elizabeth Jucá, participou do evento, cujo tema é “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”.
Os trabalhos foram iniciados na sexta-feira, 23 de junho, com a participação de representantes da sociedade civil. Entre as ações da Sedese, a secretária destacou a retomada e aumento do valor do pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social, além do repasse de recursos para o financiamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Creas) em municípios de pequeno porte. “Essas ações auxiliam na construção de um Suas mais forte, preparado para atender as famílias em situação de vulnerabilidade e na melhoria contínua do sistema, tendo sempre como protagonista o usuário da Política de Assistência Social”, disse Elizabeth Jucá.
A Secretária também falou sobre o lema da Conferência: “Caminhos de participação social para reestabelecer a cidadania”. “Dentro deste lema, reafirmo a importância do pleno funcionamento dos Conselhos Municipais para acompanhar e fiscalizar a política de assistência social e avaliar suas ações. Os Conselhos são formados por representantes governamentais e sociedade civil, então é importante que o trabalho seja feito em cooperação e sempre buscando o consenso”, finalizou.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Congonhas, Ari Rosa Braga Filho, ressaltou a relevância do evento, gerador de impactos de decisões sobre o Suas do município: “A realização de uma conferência mantém acesa a mobilização de pessoas, instituições e recursos para a melhoria da realidade social. Contar com a participação de todos faz com que a política pública de assistência social seja mais efetiva e condizente com as necessidades da população”.
O gestor municipal afirmou que o tema “Reconstrução do Suas: O Suas que nós temos e o Suas que nós queremos” é muito relevante principalmente depois do período da pandemia que assolou a todos de maneira substancial e deixou marcas em uma população vulnerabilizada, com “grande demanda de proteção social”. Ele diz esperar que a conferência seja um espaço de prática democrática com discussões e articulações de interesses coletivos para que saiam propostas estratégicas para o próximo ano.
Etapa Estadual
A 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e pela Sedese-MG, terá a finalidade de discutir a implementação da Política Estadual de Assistência Social e propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento e expansão.
A etapa estadual será realizada nos dias 3, 4 e 5 de outubro, em local ainda a ser divulgado, e será precedida de conferências municipais, realizadas no período de 3/4 a 15/7, e de 15 pré-conferências regionais previstas para o período entre o fim de julho e o fim de agosto de 2023. Informações detalhadas sobre o evento no site da Sedese-MG.