Governador de MG diz que Regime de Recuperação Fiscal é garantia para o estado

Publicado em

O governador Romeu Zema (Novo) disse na quarta-feira (29) que a aprovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) pela Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) será uma garantia para o equilíbrio das contas do estado até que a proposta esteja pronta.

Zema elogiou a proposta elaborada pelo Senado que prevê a federalização das empresas estatais mineiras como forma de reduzir parte da dívida mineira com a federação, mas alertou que a aprovação da proposta levaria tempo e que o estado teria um prazo de 20 de dezembro para pagar sua dívida.

“O plano de recuperação econômica de Minas, que é o Regime de Recuperação Fiscal, não exclui a proposta do presidente do Senado. Nós temos que caminhar com ele, porque a proposta do presidente do Senado – que nós temos que agradecer e achamos que pode ser viável – levará tempo para ser costurada. Ela depende ainda de um aval da União, da secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, e terá de ser votada no Congresso. Temos uma série de pontos que o presidente do Senado sugeriu que terão que ser apreciados. Até que isso aconteça vai levar alguns meses e o estado não tem os recursos para arcar com a dívida caso não esteja dentro do Regime de Recuperação Fiscal”, afirmou o governador.

Aprovação da Regime de Recuperação Fiscal evitaria que MG pague 500 milhões

Zema disse que a aprovação do Regime de Recuperação Fiscal pelo senado permitiria ao estado pagar um valor menor no próximo ano e não ter que pagar uma conta de 500 milhões de reais em dezembro.

A Regime de Recuperação Fiscal – RRF permite que os estados se retirem do programa caso não tenham mais interesse ou considerem as condições desfavoráveis.

Ele disse ainda que seu governo não está aumentando o valor da dívida de Minas com a federação, mas busca soluções para equilibrar as contas públicas do estado.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios