COP 27: Confira resumo e entenda a relação com o Brasil

Publicado em

Chegou ao fim, nesta semana, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), a qual ocorreu em Sharm El-Sheikh, no Egito e contou com a presença de 198 países.

O objetivo central da COP27 é firmar os compromissos e medidas de urgência no que diz respeito às questões climáticas no mundo, como redução da emissão de gases do efeito estufa, uso de energias renováveis e políticas de sustentabilidade.

Entre os assuntos abordados no evento, a transição energética, o agronegócio sustentável e o mercado de carbono foram os mais discutidos em função do agravamento dos problemas climáticos enfrentados atualmente.

Apesar da discussão, a COP 27 não consolidou os grandes acordos comerciais que eram esperados por alguns países. Sobre energias renováveis, a decisão foi de reduzir e não acabar com o uso do carvão. O gás natural foi um recurso energético definido como “energia de transição” e os investimentos no setor continuam altos, principalmente vindos da atividade mineradora.

Brasil na COP 27

O Brasil pautou discussões acerca de sustentabilidade e meio ambiente, principalmente, por causa da Amazônia e sua influência no clima mundial. Membros de comunidades indígenas, ambientalistas, membros de grandes empresas e equipes de governos estaduais e federais estiveram presentes para representar o Brasil. A Vale do Rio Doce, por exemplo, apresentou propostas de descarbonização e reflorestamento em seu processo mineral.

O presidente recém eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, discursou ao final do evento. Lula definiu o momento atual como “tempos difíceis” e ressaltou a importância de colocar em prática os acordos feitos no papel. O presidente também falou sobre a necessidade de tornar recursos acessíveis para países em desenvolvimento e mais pobres a fim de que o mundo enfrente o desafio climático de forma coletiva. O discurso pode ser conferido, na íntegra, pelo YouTube.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios