Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF) é inaugurada em BH

Publicado em

A nova associação terá sede em BH e atuará de forma nacional no aprimoramento da gestão mineral.

O evento de inauguração da Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF) ocorreu na última segunda-feira (24), em Belo Horizonte. Estiveram presentes o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e diversas autoridades como diretores da Agência Nacional de Mineração, o superintendente adjunto de Logística e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o presidente da AMIG, além da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e representantes da Câmara dos Deputados.

IMG 20230426 WA0425
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou do evento. Crédito: Riva Moreira/TJMG

A AMF se define como uma entidade de classe. Seu objetivo é unificar esforços no setor mineral e ampliar o diálogo com a sociedade tornando a troca de informações mais próxima. O objetivo foi formalizado com a entrega de uma Carta de Compromissos com a sociedade, na qual a AMF ressalta que está comprometida com o desenvolvimento sustentável por meio da adoção de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU.


“Os pilares de ações a serem adotados pelas mineradoras associadas para melhorar seus indicadores de sustentabilidade estarão focados nos 17 objetivos da ODS, bem como nos planos de Implementação específicos, com metas robustas e auditáveis” – afirma um trecho da carta.

De acordo com o presidente da AMF, João Alberto Paixão Lages, a inauguração da associação é um marco histórico. O presidente afirma que os objetivos são claros e concretos e que o “mantra” da associação é a mineração sustentável.

Quem é o presidente da AMF?

João Alberto Paixão Lages já atuou como deputado estadual de Minas Gerais pelo MDB nos anos de 2015 a 2019 e é ex-presidente das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas).

No setor privado, ele é sócio da empresa JHMinas Participações Ltda, sócia da Mineração Gute Sicht, que é ré na justiça federal por uma acusação de extração ilegal de minério. Tanto a empresa quando o sócio, João Alberto, são alvos do Inquérito da Polícia Federal por extração ilegal de minério e usurpação de bens da União na Serra do Curral.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios