Rifas ilegais: influenciador alvo de operação ostentava itens de luxo

Publicado em

A Polícia Civil deflagrou uma operação nessa terça-feira (20) para investigar a promoção de rifas ilegais, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crimes contra a economia popular. Um dos alvos foi o influenciador digital Nelio Dgrazi, que possui 1,3 milhão de seguidores no Instagram. 

A investigação revelou que Dgrazi promovia sorteios de veículos e dinheiro em suas redes sociais, prática considerada ilegal, e ostentava itens de luxo, como um iPhone banhado a ouro.

Rifas ilegais: sorteios nas redes sociais

Nelio Dgrazi é conhecido por realizar sorteios de dinheiro e carros de luxo, promovidos principalmente no Instagram. 

A operação envolveu o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, além de outras cidades em Santa Catarina e no Paraná. A Justiça bloqueou R$ 25 milhões das contas bancárias do influenciador e de seus associados, valor supostamente obtido no último ano com a venda das rifas.

Ostentação e vida de luxo

Entre os itens apreendidos na residência de Nelio Dgrazi estão veículos como BMW, Range Rover Evoque, Chevrolet Camaro e até um Chevette. Além dos carros, a polícia encontrou um iPhone 12 Pro Max banhado a ouro 24 quilates, assinado pela Rolex, avaliado em mais de R$ 40 mil. 

Também foram confiscadas bolsas de grife, joias e motocicletas. O influenciador é famoso por publicar vídeos realizando manobras perigosas em carros de luxo, que acumulam milhões de visualizações.

Rifas ilegais: investigação e bloqueio de ativos

A operação foi conduzida pela Polícia Civil do Paraná com apoio da Polícia Civil de Minas Gerais. Além dos veículos e itens de luxo, as contas nas redes sociais e o site utilizado para promover os sorteios foram suspensos. A investigação segue para identificar outros envolvidos no esquema.

O delegado responsável, Gabriel Fontana, destacou que rifas de valores monetários e veículos só podem ser realizadas com autorização do Ministério da Fazenda. Caso contrário, configuram-se como contravenção penal. 

O caso revela o uso das redes sociais como ferramenta para golpes e fraudes, afetando um grande número de pessoas atraídas pelos prêmios e pela imagem de sucesso promovida por influenciadores.

Influencer se pronuncia

O influencer usou as redes sociais para se pronunciar sobre o assunto. Em vídeo, ele disse deu sua versão dos fatos e disse que não é de esconder.

4f8cbefa e536 4130 8d42 5eda37c1d3e2

“Tudo ocorreu de forma tranquila e só queria deixar claro que ninguém escondeu nada, passei meu celular para facilitar os policiais nas investigações. Segundo ponto é que todo e qualquer ganhador receberam seus prêmios. Garanto que 97% dos prêmios foram entregues por mim pessoalmente. Só olhar nas minhas redes sociais e vai ver todos os ganhadores“, disse.

Sobre os bens, ele disse: “Eu posso dizer que Deus me deu um dom e eu criei esse Instagram sem esse intuito, mas foi crescendo. Não tirei dinheiro de ninguém. Se cheguei até aqui foi pela força de Deus e por vocês que me ajudaram. As vendas não se encerraram e ainda tem mais resultados. Minhas contas estão bloqueadas, mas eu vou dar um jeito de pagar os compromissos”, declarou.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios