Na última segunda-feira (26), a Polícia Militar de Meio Ambiente desencadeou a Operação “Mineração” que prendeu oito pessoas por mineração ilegal em área na zona rural de Arcos, no Centro-Oeste do estado.
Além disso, mais de R$ 630 mil em multas foram aplicadas e 66 ferramentas foram apreendidas.
Veja como foi a prisão dos garimpeiros na mineração ilegal
Após receberem informações sobre a mineração ilegal ocorrido em área rural, os militares foram ao local e encontraram diversas pessoas retirando quartzo ilegalmente. O grupo utilizava picaretas, pás e outras ferramentas.
Ao aproximarem-se, os militares identificaram-se e ordenaram aos garimpeiros que largassem as suas ferramentas. O suspeito começou a fugir. Durante uma perseguição a pé, a polícia conseguiu capturar e prender sete mineiros ilegais que transportavam ferramentas e sacos plásticos contendo pedra de quartzo extraída ilegalmente.
Ao longo da fuga, os militares encontraram dezenas de ferramentas, sacos de fio de nylon cheios de quartzo, uma árvore de canábis e duas motorizadas utilizadas para transportar os minerais extraídos.
A polícia continuou a investigação e identificou e prendeu com sucesso os responsáveis pela mineração ilegal . Quartzo extraído ilegalmente foi encontrado no quarto de hotel do suspeito.