PM cumpre 20 mandados de prisão em operação contra o crime organizado no Vale do Rio Doce

Publicado em

 

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deflagrou na manhã desta segunda-feira (25) a Operação Scutu (escudo, em Latim) para reprimir ações de uma organização criminosa atuante em vários municípios do Vale do Rio Doce. Ao todo, 20 mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Conforme as investigações, a organização atua na prática de homicídios, tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, crimes patrimoniais, corrupção de menores, entre outros crimes.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as ações estão sendo realizadas nos municípios mineiros de Coluna, Frei Lagonegro, Itamarandiba, Governador Valadares, Guanhães, Paulistas, São João Evangelista e São José do Jacuri. Participam o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional Governador Valadares, Promotoria de Justiça em Peçanha e as Polícias Civil, Militar e Penal de Minas Gerais.

Participam da operação dois promotores de Justiça, um delegado da Polícia Civil, 106 policiais militares, 34 viaturas policiais, cães e um helicóptero da PMMG.

PM enfrenta resistência dos criminosos

Ainda conforme o MPMG, a Polícia Militar intensificou as intervenções na região para coibir o crime e os integrantes da organização criminosa passaram a enfrentar os militares com ações violentas, como resistência, desobediência, ameaças e ataques.

Entre os fatos relatados, os criminosos atearam fogo em um carro que estava estacionado próximo ao quartel PM de Frei Lagonegro e incendiaram um veículo de um militar no município de Coluna.

As investigações apontam ainda que, além de corromper os jovens locais para a prática de de vários crimes, parte dos integrantes da organização criminosa mapeava residências rurais e catalogavam aquelas em que os moradores eram idosos. Eles invadiam as residências e ameaçavam as vítimas para roubar armas e outros pertences das vítimas. Outras informações sobre a operação em breve.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...