A Gerdau, uma das maiores produtoras de aço do mundo, está com inscrições abertas para a edição do Gerdau Transforma 2023, programa de capacitação e mentoria para o empreendedorismo voltado para pessoas autodeclaradas pretas e pardas. A inciativa é fruto de uma parceria entre a Gerdau e a Agência Besouro de Fomento Social.
As aulas são gratuitas e serão ministradas entre os dias 20 e 24 de novembro, das 19h às 22h. O conteúdo é direcionado para a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo, desenvolvendo habilidades a partir de ferramentas de gestão, podendo assim abrirem ou estruturarem seus próprios negócios de forma organizada e orientada, segundo a empresa.
As inscrições são feitas pela internet, até dia 17 de novembro, por meio do site do projeto. Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos que já têm um negócio ou que tenham o sonho de empreender.
Ainda de acordo com a empresa, as aulas do Gerdau Transforma são ministradas por instrutores com formação na metodologia By Necessity, desenvolvida pela Besouro de Fomento Social, e nas áreas de Marketing e Administração que possuem seus próprios negócios.
“Acreditamos que o empreendedorismo tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa. O Gerdau Transforma ajuda a capacitar empresários informais e autônomos transformando ideias e sonhos em um negócio rentável, dessa forma empoderamos pessoas e moldamos um futuro melhor”, justifica o líder de responsabilidade social da Gerdau, Paulo Boneff.
“Esse programa empodera e fortalece o indivíduo, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional, e dessa forma reforça seu potencial empreendedor, transformando a vida social e econômica das pessoas”, explica Vinicius Mendes Lima, fundador da agência Besouro.
Jefferson Neves dos Santos Junior, de Porto Alegre (RS), participou de uma edição anterior da capacitação. Ele diz que o curso o ajudou a entender melhor o mundo do empreendedorismo: “Logo que iniciei meu negócio não tinha muita noção do que é ser um empreendedor e de todas as ferramentas e habilidades necessárias para tal. Gostei da troca que tive com os professores e principalmente com os colegas empreendedores e futuros donos de empreendimentos, que nas reuniões me ajudaram muito com ideias e incentivo com o meu negócio. Outro ponto importante são as mentorias e todo apoio que temos durante o processo do curso e após”.
Gerdau já atendeu mais de 3,2 mil empreendedores
Criado em 2019, o programa já conta com mais de 16 mil alunos inscritos, de acordo com dados divulgados pela Gerdau. Ao todo, foram beneficiados mais de 3290 empreendedores de 461 cidades no Brasil e na América Latina. Eles conseguiram abrir seus negócios com a ajuda da mentoria.
Conforme apresenta a empresa, a metodologia By Necessity revisita o modelo tradicional de plano de negócios e o adapta para pequenos empreendimentos em 10 etapas. “A partir da análise do seu contexto, o aluno passa pela construção do conceito de seu produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O plano de ação, ao final, detalha, de forma simples e didática, o necessário para geração de renda imediata”, resume a companhia.
Ainda segundo a Gerdau, os alunos também contam com o apoio de consultores especializados em negócios por 90 dias, um período de incubação para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam no curso. Durante esse tempo eles se reúnem semanalmente com os professores por meio de encontros online para tirar dúvidas e buscar ajuda no desenvolvimento de seus empreendimentos. A Besouro de Fomento Social cria uma identidade visual para cada negócio, possibilitando o início da divulgação.
Serviço
Curso online Gerdau Transforma – Empreendedores Negros (Nacional)
Para realizar sua inscrição, acesse.
Período: 20 a 24 de novembro
Horário: 19h às 22h