Obra de viaduto que ligará a BR-458 ao Aeroporto Regional do Vale do Aço terá início na próxima semana

Publicado em

 

Na tarde de terça-feira (2), Marcello Puzziello, gerente-geral de implantação de obras da Vale, revelou detalhes do novo viaduto sobre a Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM).

Por meio de uma iniciativa da Vale, a construção vai ligar a BR-458 ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, situado em Santana do Paraíso.

Viaduto que ligará a BR-458 ao Aeroporto Regional do Vale do Aço terá custo de R$ 50 milhões 

Com previsão para início já na próxima semana, a obra está programada para ser concluída até dezembro deste ano, oferecendo à comunidade um novo ponto de acesso crucial. Esta iniciativa é parte dos compromissos estabelecidos pela Vale com o governo federal durante a renovação antecipada da concessão da EFVM em 2020.

O investimento substancial de R$ 50 milhões por parte da mineradora garantirá não apenas a otimização do tempo de deslocamento para o aeródromo, mas também aumentará significativamente a segurança da travessia para o bairro de Ipaba de Santana do Paraíso.

O viaduto terá 81 metros de extensão, com uma pista de veículos para cada sentido e calçada para pedestres, proporcionando uma solução moderna e segura para a mobilidade da região.

A obra também promete impulsionar a economia local, gerando cerca de 80 empregos durante o pico da construção. A empresa responsável pela execução dos serviços dará prioridade à contratação de profissionais locais, promovendo ainda mais o crescimento da comunidade.

Atualmente, o acesso ao aeroporto enfrenta desafios com uma passagem de nível sobre a linha férrea. Com a conclusão deste projeto, o acesso será redefinido pela avenida Vito Gaggiato, no Distrito Industrial de Santana do Paraíso, facilitando a vida dos viajantes em cerca de 1.200 metros.

Ademais, uma rotatória será criada para aprimorar a organização do trânsito na BR-458, melhorando a fluidez tanto para quem entra quanto para quem sai da via.

Durante o período de construção do viaduto, os motoristas continuarão a utilizar a passagem em nível no Distrito Industrial para acesso ao aeroporto, garantindo que as operações não sejam interrompidas durante a transição para esta nova infraestrutura vital para a região.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...