Na quinta-feira (5), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apresentou cinco veículos à Agência Nacional de Mineração (ANM) para fins de fiscalização de barragens nas mineradoras localizadas em todo o estado.
A cerimônia aconteceu no Ministério Público da região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os recursos para aquisição dos veículos foram obtidos por meio de medidas compensatórias ambientais.
Veículos são uma ferramenta na prevenção de acidentes e fiscalização de barragens, diz diretor da ANM
Segundo o diretor da ANM, Caio Seabra, os veículos utilizados na fiscalização de barragens são ferramentas essenciais para garantir agilidade na resposta e prevenir possíveis desastres no estado.
Além de contarem com uma gama completa de equipamentos tecnológicos avançados, os veículos são considerados fator crucial para manter a agilidade e eficiência no monitoramento de barragens.
Em 2015, o desastre de Mariana matou 19 pessoas e danificou gravemente o Rio Doce. Em 2019, a tragédia de Brumadinho matou 272 pessoas. Vale ressaltar que três pessoas ainda estão desaparecidas. Os bombeiros ainda estão vasculhando as áreas afetadas em busca de pedaços das últimas vítimas.
“Esses veículos de fiscalização de barragens serão reunidas as outras que a ANM possui, desse modo, as vistorias serão realizadas de forma mais ágil. Ainda ressalto que realizamos o monitoramento online de todas as nossas barragens. Qualquer pessoa pode ter em tempo real informações sobre as condições de cada barragem existente em Minas”, disse o diretor da ANM Caio Seabra.
O ministro de Minas e Energia, Alexander Silvera, disse que a intenção do atual governo é investir em medidas de segurança que enfatizem o desenvolvimento sustentável da economia mineira do estado.
” A entrega dessas viaturas faz parte do nosso pacote de ações que prezam pela segurança e o desenvolvimento sustentável da mineração em nossa estado”, destacou o ministro.