Vale firma Termo de Compromisso para investir R$ 14,5 milhões no abastecimento de água em Itabira

Publicado em

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou no final da tarde dessa sexta-feira (20) ter firmado Termo de Compromisso com a Vale para que a mineradora melhore a disponibilidade de água no município minerário, há décadas impactado pelas atividades da empresa nesse quesito.  O acordo foi firmado com interveniência da Aecom do Brasil, do município de Itabira e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Conforme divulgado pelo MPMG, no termo, a mineradora compromete-se a pagar R$ 14.560.000,00 para “fins de custeio de projetos voltados a melhoria da disponibilidade hídrica, preferencialmente relacionados com a preservação hídrica no município de Itabira e as melhorias necessárias para garantir a viabilidade do sistema de distribuição utilizado para receber a ETA Rio Tanque”.

Ainda de acordo com o MPMG, a indicação das destinações do recurso será feita pelo órgão, preferencialmente via plataforma Semente, em favor de: “projetos socioambientais voltados à melhoria da disponibilidade hídrica ou relacionados com a preservação hídrica no município de Itabira e às melhorias necessárias para garantir a viabilidade do sistema de distribuição utilizado para receber a ETA Rio Tanque; apoio a entidades cuja finalidade institucional inclua a proteção ambiental, notadamente a preservação hídrica no município de Itabira; fundos federais, estaduais ou municipais, regularmente constituídos e em funcionamento, para aplicação em proveito do meio ambiente, especialmente em prol da área do município de Itabira”.

Pelo MPMG, assinaram o acordo os promotores de Justiça Giuliana Talamoni Fonoff, de Defesa do Meio Ambiente de Itabira; Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (Caoma); Lucas Marques Trindade, coordenador de Mineração e Meio Ambiente (Cema); e Hosana Regina Andrade de Freitas, coordenadora regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce.

Em breve novas informações sobre o acordo.

Vale deixou Itabira sem água durante a semana

Ao longo da semana, manutenções da Vale afetaram o abastecimento em Itabira, que tem toda a sua rede de distribuição de água interligada. O fornecimento foi interrompido nos sistemas Chacrinha e anel hidráulico na última quarta-feira (17). Ações do tipo são recorrentes na cidade, o que obriga o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) a realizar manobras para evitar comprometimento do abastecimento. Saiba mais.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios