Vale reforça medidas de segurança em barragens para o período chuvoso 2024/2025

Publicado em

 

A mineradora Vale anunciou essa semana que está intensificando suas ações de segurança para o período chuvoso de 2024/2025, com foco na prevenção de acidentes e na proteção das comunidades próximas às suas barragens.

Entre as medidas adotadas, destacam-se a modernização do monitoramento meteorológico, o reforço nas manutenções das estruturas e treinamentos para as populações locais, visando mitigar riscos e fortalecer a resposta em situações de emergência.

Veja o que a Vale está fazendo para reforçar a segurança em barragens

Com o objetivo de antecipar eventos climáticos extremos, a Vale implementou um sistema de monitoramento meteorológico de alta precisão, capaz de prever fenômenos como El Niño e La Niña.

A mineradora conta com 34 estações meteorológicas no estado de Minas Gerais, além de satélites e radares meteorológicos, que permitem a previsão de condições climáticas em curtíssimo prazo. Adicionalmente, a empresa monitora em tempo real os níveis dos reservatórios das barragens, com alertas sobre os níveis de emergência.

A prevenção nas comunidades próximas às barragens também tem sido uma prioridade. A Vale instalou 500 sirenes de alerta e mais de 17 mil placas de sinalização para indicar rotas de fuga, áreas de risco e pontos de encontro seguros.

Em 2024, foram realizados 60 seminários de orientação e simulados de emergência envolvendo barragens, além de reuniões com escolas, treinando mais de 10 mil crianças e adolescentes para situações de emergência. A empresa também possui mais de 80 Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs) protocolados junto aos órgãos competentes.

A Vale também focou na manutenção e reforço das barragens antes do início do período chuvoso. Em 2024, foram realizadas mais de 300 intervenções, incluindo obras de reforço, dragagem, desassoreamento e ampliação dos sistemas de drenagem e bombeamento.

A barragem Forquilha III, que está no nível máximo de emergência, passou por limpeza e manutenção dos canais de drenagem e teve sua capacidade de bombeamento aumentada. A empresa ainda destacou que a barragem está em processo de descaracterização e possui uma Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) para reter os rejeitos em caso de emergência.

Além disso, todas as barragens alteadas a montante estão inativas e em processo de eliminação, com 16 das 30 estruturas previstas no Programa de Descaracterização já concluídas.

Durante o período de chuvas, o monitoramento das barragens será intensificado com a atuação dos Centros de Monitoramento Geotécnico da Vale, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. A empresa também contará com equipes administrativas de plantão nos finais de semana e feriados para garantir a segurança durante a temporada chuvosa.

Apesar das medidas preventivas, a Vale alerta que deslizamentos de terra e vegetação em taludes e encostas são comuns durante o período de chuvas, mas não devem ser confundidos com emergências relacionadas às barragens.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios