V Encontro Nacional de Municípios Mineradores apresenta mais três painéis em seu último dia

Publicado em

 

Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) encerra nesta quarta-feira (20) o V Encontro Nacional de Municípios Mineradores, evento que reúne representes de entidades, profissionais, pesquisadores e stakeholders da mineração inscritos com o objetivo de promover a troca de informações e qualificar os participantes sobre os temas de maior relevância do segmento. As atividades estão sendo realizadas no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Belo Horizonte.

Nesta quarta-feira serão realizados três painéis. Pela manhã, o painel “Passivo econômico da mineração em relação aos municípios brasileiros” é ministrado pelo Presidente do Instituto de Justiça Fiscal, Dão Real, e pelo Superintendente de Arrecadação e Fiscalização de Receitas da Agência Nacional de Mineração (ANM), Daniel Pollack. Na sequência, haverá entrega do Prêmio Amig de Jornalismo. À tarde, mais dois painéis fecham a programação, com destaque para o temas “sustentabilidade”.

Sem Titulo 9 3
Encontro é realizado em Belo Horizonte, no auditório do Tribunal de Contas do Estado

Cobrança pela ANM

No primeiro dia do evento, além da abertura, conduzida pelo presidente da Amig, o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, houve dois painéis ministrados pelo Consultor de Relações Institucionais da Amig, o ex-prefeito de Itabirito, Waldir Salvador.

Além de contextualizar o atual cenário da mineração no Brasil e problemas históricos na regulação do setor, a apresentação trouxe um forte tom de cobrança pela estruturação da ANM, que vive grave crise, e pela mudança de postura do Estado em relação ao desenvolvimento da mineração no Brasil. A entidade considerada que, historicamente, o Estado brasileiro abriu mão de seu papel de planejar e gerir o desenvolvimento da atividade no país. Saiba mais.

O V Encontro Nacional de Mineração tem a cobertura do CidadesMineradoras.com.br, em parceria com a MM Advocacia Minerária.  A programação completa está no site da Amig.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...