Usiminas solicita dissídio coletivo após impasse nas negociações com sindicato em Ipatinga para acordo coletivo 2024-2025

Publicado em

 

A Usiminas protocolou um pedido de dissídio coletivo junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) na última segunda-feira (20), como alternativa para a conclusão do Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2025, em Ipatinga. A medida ocorre após sucessivas tentativas de negociação com o sindicato da categoria, o Sindipa, sem que fosse possível chegar a um consenso entre as partes.

No dia 13 de janeiro, foi realizada uma reunião intermediada pelo MPT na sede do órgão, em Coronel Fabriciano, mas, ainda assim, as negociações não avançaram. Segundo a Usiminas, sua última contraproposta, que inclui um reajuste salarial de 5,17%, não foi sequer levada à assembleia dos trabalhadores para apreciação.

A empresa alega que as propostas foram recusadas repetidamente pelos representantes sindicais, que se negaram a realizar a assembleia para a votação.

Proposta da Usiminas e a divergência com o sindicato

A Usiminas defende que sua proposta de reajuste de 5,17% nos salários representa um ganho real em relação à inflação, além de incluir um aumento de 20% no valor do vale-alimentação e uma carga extra de R$ 600,00 no mesmo benefício.

A empresa ainda ressalta que esses valores estão alinhados ou são superiores às negociações feitas por outras siderúrgicas no Brasil, especialmente diante do contexto de desafios econômicos e da concorrência com produtos importados da China.

Diante do impasse, a Usiminas estendeu a data-base para o dia 31 de janeiro, na tentativa de continuar as negociações, mas agora com a mediação da Justiça do Trabalho. A empresa segue aberta à negociação, aguardando que o processo seja definido por meio da intervenção judicial, com o objetivo de alcançar uma solução que seja justa para ambas as partes.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios