Trabalhadores da Usiminas aprovam estado de greve; novo encontro com a empresa está marcado para esta segunda (06)

Publicado em

 

Em uma assembleia realizada na última sexta-feira (3), os funcionários das empresas Usiminas, Usiroll e Unigal, todas pertencentes ao mesmo grupo, aprovaram o estado de greve.

A convocação foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Siderúrgicas, Metalúrgicas e Mecânicas de Ipatinga e Região (Sindipa), com o objetivo de deliberar sobre a atual situação da Campanha Salarial de 2024/2025.

A votação ocorreu em duas sessões, e cerca de 75% dos trabalhadores presentes apoiaram a implementação do estado de greve.

Negociações e expectativa de solução entre Usiminas e sindicato

Uma nova rodada de negociações com a Usiminas foi agendada para a próxima segunda-feira (6), quando os representantes da empresa serão notificados sobre a insatisfação dos trabalhadores e a decisão tomada na assembleia. A reunião, que ocorrerá às 14h, será uma oportunidade para as partes discutirem a atual proposta salarial, que já havia sido rejeitada no último mês de dezembro. Magela destacou que, caso a proposta seja considerada insatisfatória, as negociações continuarão.

O principal motivo para a adoção do estado de greve é a insatisfação dos trabalhadores com o tempo que levou para que uma nova reunião fosse marcada. A última proposta da empresa, apresentada em dezembro de 2024, foi rejeitada pela categoria, gerando um clima de frustração e tensão. Para os metalúrgicos, a demora nas negociações e a falta de avanço nas propostas geraram um sentimento de descaso, o que contribuiu para a decisão de levar a questão ao estado de greve.

A Usiminas, por sua vez, afirmou em nota que está mantendo o diálogo com os representantes dos trabalhadores e que busca uma proposta que esteja alinhada à realidade financeira da empresa e ao mercado do aço, mas que também atenda às necessidades dos metalúrgicos.

A situação permanece em alerta, e a reunião de segunda-feira será crucial para definir os próximos passos no processo de negociação entre os trabalhadores e a empresa.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios