Tragédia de Mariana: durante julgamento, BHP Billiton é acusada de erros que levaram ao colapso da barragem em 2015

Publicado em

 

Teve início na segunda-feira (21) o aguardado julgamento na justiça britânica que decidirá a responsabilidade da mineradora anglo-australiana BHP Billiton pela tragédia do rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais, ocorrida em 2015.

O escritório Pogust Goodhead, que representa cerca de 620 mil reclamantes, apresentou no tribunal uma série de falhas atribuídas às mineradoras, que, segundo eles, culminaram no desastre.

Impactos da tragédia de Mariana e responsabilidade da BHP Billiton

O rompimento da barragem resultou na morte de 19 pessoas e do feto de uma sobrevivente, além de liberar 40 milhões de metros cúbicos de resíduos tóxicos no Rio Doce. O desastre teve consequências devastadoras e duradouras para as comunidades e negócios da região, levando a uma crise humanitária e ambiental.

O Pogust Goodhead apresentou seus argumentos no primeiro dia, ressaltando que a barragem de Mariana era propriedade da Samarco, uma joint venture entre a BHP e a brasileira Vale.

A juíza O’Farrell ouviu que, pelo menos três anos antes do rompimento, a BHP já sabia que a Vale despejava anualmente 1,3 milhão de toneladas de rejeitos na barragem, em contrariedade a um contrato que permitia apenas 109.324 toneladas.

Em nota, a mineradora afirmou estar colaborando com a Samarco e a Vale para apoiar um processo de reparação e compensação em andamento no Brasil, buscando soluções que beneficiem as vítimas e o meio ambiente local.

À medida que o julgamento avança, a expectativa é alta em relação às consequências que essa decisão poderá ter para as vítimas da tragédia e para o futuro das operações mineradoras no Brasil. O desenrolar deste caso promete trazer à tona questões cruciais sobre responsabilidade corporativa e a necessidade de medidas preventivas em situações de risco.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios