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Sindiextra diz que mineradoras apoiam criação da Rodovia do Minério

Foto: Street View - Ideia foi proposta por prefeitos de cidades impactadas pelo trânsito pesado do transporte de minério nas BRs 356 e BR-040; Investimentos em ferrovias também podem acontecer - Sindiextra

 

O Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais (Sindiextra-MG) se posicionou a favor da construção da Rodovia do Minério. A ideia foi apresentada por lideranças políticas da região Central de Minas para desviar o tráfego de caminhões e carretas que transportam minério de ferros pelas BRs 356 e 040.

Em entrevista concedida à Rádio Itatiaia, o presidente do Sindextra, Luiz Márcio Viana disse que as mineradores estão dispostas a contribuir. Porém, ele destacou que a zona de risco de algumas barragens tem impedido o avanço da proposta.

“Nós, da mineração, e as empresas fizemos alguns esforços. A Vale, por exemplo, construiu uma rodovia alternativa que vai da Mina de Pico à mina de Fábrica. Essa via, hoje, está sem ser utilizada por estar em Zona de Salvamento de barragens, que estão tendo o seu processo finalizado. A CSN fez a estrada da Mina do Engenho até a a região de Pires, em Congonhas, e essa estrada está em funcionamento. Nós queremos que as empresas possam ter suas estradas alternativas funcionando e retirando das estradas públicas o máximo de veículos de carga”, afirma Viana.

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Foto: Bianca Gallo – Proposta para criação da Rodovia do Minério foi apresentada na semana passada

Sindiextra diz que pode haver investimentos em ferrovias

O presidente do Sindextra ainda sinaliza que há possibilidade de investimento em ferrovias: “As empresas mineradoras também estão fazendo terminais de carga para ferrovias e isso é alguma coisa que precisa de licenciamento ambiental. Então precisa que o Governo do Estado estude terminais, por exemplo, como o de São Gonçalo do Bação, em Itabirito, o da Serra Azul, para que mais caminhões sejam retirados”, Explicou Viana.

“Aí são medidas muito grandes e cada um desses terminais retiraria cerca de 10 mil caminhões das estradas que são controlados por mineradoras a Vale e a CSN respectivamente, as ferrovias Centro Atlântica e MRS devem passar a atender todas as cargas de mineradoras e também de outros produtores que demandam esse tipo de transporte viário”, complementou. A entrevista na íntegra com o presidente do Sindextra pode ser conferida no link.

Na semana passada, também em entrevista à Rádio Itatiaia, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), disse que é possível aproveitar as ferrovias. Ele sugeriu utilização das linhas da Vale para retirar as carretas que transportam minério pelas rodovias mineiras. Ele sugere a ampliação do uso do modal ferroviário como saída para diminuir o fluxo de caminhões e reduzir o número de acidentes (saiba mais).

 

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