Seis novos projetos de reparação socioeconômica em Brumadinho entram em fase de detalhamento

Publicado em

Seis novos projetos de reabilitação socioeconômica identificados através de consultas populares específicas direcionadas às Tradições, Povos e Comunidades (PCT) em áreas de Brumadinho afetadas pelo colapso da Vale entraram na fase de desenho detalhado.

Entre elas está a criação de um centro de referência para a comercialização da produção artesanal e agrícola nas aldeias indígenas Pataxó e Catulama, do povo indígena Pataxó Hã-Hã-Hãe, em São Joaquim de Vicas. A iniciativa é conhecida como “Patashopping”.

Os outros cinco projetos, sendo um por município, envolvem ações de capacitação, segurança hídrica e melhoria de vias em comunidades de Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Paraopeba e Pequi.

Detalhamento dos projetos de reparação socioeconômica em Brumadinho

O detalhamento desses planos é uma fase em que esses projetos começam agora, planejando o escopo e o custo do projeto antes do início da execução. O procedimento é realizado pela Vale de acordo com o disposto no Acordo Judicial.

Finalizados os detalhes, o projeto passará por análise técnica da Fundação Getulio Vargas (FGV), que emitirá parecer sobre o plano. Este parecer técnico precede a autorização para execução do projeto, que é executado sob a supervisão do Governo de Minas, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública de Minas.

De acordo com a legislação, todas as fases de implementação destes projetos dirigidos a povos e comunidades tradicionais em Brumadinho dependem da participação comunitária.

As consultas populares dos povos e comunidades tradicionais são realizadas entre as comunidades dos municípios afetados e baseiam-se no cumprimento das obrigações legais da especificidade do PCT e dos padrões de autor reconhecimento e auto declaração, e no cumprimento da legislação vigente.

Todas as etapas previstas no processo participativo foram e devem ser realizadas com observância aos protocolos de consulta livre, prévia e informada das comunidades. Mais informações sobre as etapas já realizadas e previstas em Brumadinho podem ser consultadas clicando aqui.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios