Com reparação na pauta, MPMG recebe representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Publicado em

 

Representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foram recebidos por promotores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na tarde desta quinta-feira (5), na sede do órgão, em Belo Horizonte. Eles apresentaram pautas relacionadas a problemas enfrentados na saúde pública e no meio ambiente e à reparação socioeconômica de danos ocasionados pela atividade de empreendimentos instalados em algumas regiões do estado.

Os promotores de Justiça Shirley Machado de Oliveira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos); Leonardo Castro Maia, coordenador estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo; e Lucas Marques Trindade, coordenador de Meio Ambiente e Mineração, participaram da reunião com os representantes dos atingidos por barragens.

“Ouvimos todas as pessoas atentamente, sobre algumas questões estão relacionadas ao processo que a Cao-Cimos acompanha. Outras serão encaminhadas para outros colegas. É sempre muito rico a gente poder ouvir as pessoas e, como Ministério Público, poder aprimorar a nossa forma de atuação, buscar através dessa visão das pessoas como a gente consegue atender de uma forma mais potente os direitos, garantir a legitimidade da nossa ação. Isso que é o nosso compromisso, garantir que os direitos das pessoas, principalmente os coletivos, sejam respeitados, e que as pessoas atingidas sejam reparadas na integralidade”, explica a promotora Shirley Machado de Oliveira.

Reparação em Brumadinho

Durante a reunião, os participantes conversaram sobre o processo de reparação de Brumadinho, cujo acordo está em execução em várias frentes.

Foram dadas informações sobre a questão socioambiental, questões de saúde, o cumprimento dos anexos 1.3, 1.4 e 1.1, fornecendo informações às pessoas atingidas. Interessante como essas questões que foram trazidas aqui estão interligadas. Questões de saúde, de Meio Ambiente, que envolvem vários órgãos do Ministério Público, mas que não podem ser tratadas de forma separada. Elas, de fato, exigem a interação entre vários órgãos”, explica ao promotor Leonardo Castro Maia.

Sem Titulo 3 2
Foto: Isac Nóbrega/ PR/ ECO – Rompimento de barragem da Vale em 2019 matou 272 pessoas e devastou bacia do Rio Paraopeba

O MPMG ainda definirá a data de uma nova reunião para debater o Plano de Reparação Sócio Ambiental de Brumadinho. Já está definido que será na cidade, logo após as Eleições Municipais, com representantes das comunidades afetadas. Estarão na pauta temas relacionados aos desdobramentos e ao cumprimento do plano, com transmissão via internet.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios