Presidente do Conselho Administrativo da Vale se reúne com lideranças regionais em Itabira

Publicado em

 

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) recebeu a visita do presidente do Conselho Administrativo da Vale, Daniel André Stieler, na manhã desta sexta-feira (20). Acompanhado do vice-presidente, Marcelo Gasparino da Silva, Daniel participou de um encontro que reuniu diferentes lideranças locais e regionais, entre elas o presidente do Sindicato Metabase de Itabira, André Viana, e representante dos empregados da Vale no mesmo Conselho.

A presidente da Acita, Cássia Menezes, considerou o bate-papo importante para discutir o futuro das Cidades e Minerais da região. Assim, presidentes das associações comerciais das cidades de Bela Vista de Minas, João Monlevade, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo também participaram.

“A nossa expectativa é criar laços e aproximar a Vale dessas instituições, focando no Plano de Desenvolvimento Regional. A gente acredita que, por meio do diálogo, possamos encurtar vários caminhos em relação à resolução de problemas e o desenvolvimento econômico da nossa região”, destaca.

Para a empresária, buscar alternativas econômicas é uma prioridade. “A partir do momento em que se abre o diálogo com uma grande mineradora e uma empresa tão importante para a nossa região, como a Vale, é importante que tenhamos ações mais assertivas. Assim como a Vale busca resultados para os acionistas, nós também queremos para as nossas empresas e nossos municípios, a diversificação econômica e o aumento do faturamento local. A Vale é uma empresa como qualquer outra. É a maior, mas é uma empresa como as nossas, sendo assim os objetivos também são os mesmos”, frisa.

Cássia reforça que a visita de Daniel Stieler e Marcelo Gasparino foi uma cortesia. “Eles demonstraram o compromisso e desejo pessoal de que o Conselho Administrativo da Vale possa se tornar uma ponte entre comunidade, empresários e a mineradora. Então, vamos trabalhar para que isso se concretize e dê bons resultados”, finaliza.

Região estratégica

Ao longo do bate-papo, foram abordados temas voltados para o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Itabira e região. A Acita se baseou no Plano Regional de Desenvolvimento do Médio Piracicaba para realizar esse encontro.

De acordo com a própria Acita, no convite para o encontro com os representantes do Conselho, essa foi uma “reunião para (…) alinhar objetivos; reafirmar o trabalho e o compromisso das associações comerciais; e viabilizar futuras parcerias”.

Conforme dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), Minas Gerais se tornou o estado com o maior índice de arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), em 2022. Entre as 15 cidades que mais receberam os royalties, figuram duas representadas no evento, São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira.

Além delas, Santa Bárbara e Catas Altas também chamam a atenção por se destacarem no Prêmio Cidades e Minerais, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que reconhece os municípios que melhor aplicam os valores da CFEM. Assim, o Médio Piracicaba vem se tornando uma região estratégica para investimentos na diversificação econômica, para além da exploração mineral.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios