Municípios recebem máquinas para restaurar estradas danificadas por rompimento de barragem

Publicado em

 

Mais de quatro anos depois da tragédia que vitimou 272 pessoas com o rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, municípios da bacia do Rio Paraopeba receberam 75 máquinas para recuperação de estradas rurais. Com investimento estimados em cerca de R$ 50 milhões, 25 dos 26 municípios atingidos pelo rompimento da barragem da Vale foram contemplados com três máquinas, cada, no âmbito do projeto “Manutenção de Estradas Rurais e Trabalhos de Recuperação Ambiental”.

O projeto compõe o Anexo I.3 do programa de Reparação Socioeconômica do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale em Brumadinho, que gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Cidades atendidas

Entre as cidades contempladas estão Abaeté, Betim, Biquinhas, Caetanópolis, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Mário Campos, Mateus Leme, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté, São Joaquim de Bicas, São José de Varginha e Três Marias.

A execução do projeto é realizada pela Vale sob acompanhamento de auditoria socioeconômica da Fundação Getúlio Vargas e fiscalização dos compromitentes, Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais.

“Esta é uma importante ação para estes municípios que agora contam com maquinários modernos para atuarem diretamente nas melhorias de estradas, que são fundamentais para a mobilidade da população e para o escoamento das produções agrícolas. O projeto tem como objetivo fomentar a atividade econômica e melhor a qualidade de vida das pessoas”, afirma o secretário adjunto de Planejamento e Gestão e coordenador do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, Luís Otávio Milagres de Assis.

As entregas foram iniciadas em maio de 2022 nas cidades de Paraopeba e Pequi, e seguiram ao longo dos meses subsequentes, até esta quarta-feira (16). Ao receber os equipamentos, os administradores municipais destacaram a importância do projeto.

“Nosso município é margeado por 73 quilômetros de calhas do Rio Paraopeba, então foi muito afetado pela tragédia. A chegada desta máquina vai ajudar toda a população ribeirinha, mas mais do que isso, toda a cidade de Esmeraldas. Hoje, temos mais de 3 mil quilômetros de ruas e estradas de terra”, explicou o vice-prefeito de Esmeraldas, Rodrigo Sampaio.

Os modelos dos equipamentos entregues, assim como a participação no projeto, foram definidos pelas respectivas prefeituras, tendo como base as orientações técnicas da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG). Dentre os mais solicitados estão motoniveladoras (18), pás carregadeiras (16) e rolos compactadores (13). O valor investido, aprovado pela auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV), foi de R$ 48.976.064,61.

Detalhes sobre os projetos de fortalecimento do serviço público executados na região atingida podem ser acessadas no portal da auditoria pelo link. As informações são da Agência Minas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios