Municípios formam comissões territoriais de atingidos por rompimento da barragem de Mariana, em 2015

Publicado em

 

Por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) articulou entre os meses de outubro e novembro a consolidação das comissões municipais e territoriais dos municípios atingidos pelo desastre do rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, subsidiária da Vale e da BHP, em Mariana.

As ações visam implementar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) Governança, um acordo que prevê a participação ativa dos atingidos no processo de reparação da tragédia, ocorrida em 2015. Na ocasião, 19 pessoas morreram soterradas no distrito de Bento Rodrigues e o Rio Doce foi contaminado por rejeitos de mineração até sua foz, no Espírito Santo.

A última assembleia foi realizada no dia 23 de novembro, com a participação dos promotores de Justiça Rômulo Cheguevara Gandhi Costa Pereira (Aimorés), Rodrigo Menezes Cerqueira Santos e Denis William Rodrigues Ribeiro (Resplendor) e os assessores da Cimos, Clarissa Godinho Prates (Vale do Rio Doce), Natan Ferreira de Carvalho (Araçuaí) e Marcella Nunes Cordeiro Costa (Zona da Mata).

Assembleias nos municípios teve grande participação

Os trabalhos mobilizaram comunidades nos municípios de Aimorés, Resplendor, Itueta, São José do Goiabal, Revés do Belém, Rio Casca, Caratinga, Tumiritinga, Timóteo, Governador Valadares, Periquito, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, conduzindo ou auxiliando no processo. Em locais com assessorias técnicas, estas organizaram e mobilizaram as assembleias, enquanto a Cimos desempenhou esse papel em locais sem essa organização, como Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.

De acordo com a Cimos, a presença dos promotores de Justiça foi crucial para o sucesso das ações, por garantir “o eficiente andamento das atividades” e as assembleias foram “participativas, democráticas e consensuais”, resultando nos objetivos esperados. Entre eles, a consolidação das comissões e aprovação dos respectivos regimentos. Atingidos de diferentes localidades e categorias profissionais participaram de forma significativa dos trabalhos. De 100 a trezentas pessoas participaram das assembleias.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios