MPMG cria núcleo para fiscalizar acordos de reparação dos desastres de Mariana e Brumadinho

Publicado em

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deu início às atividades do Núcleo de Acompanhamento de Reparações por Desastres (Nucard), responsável por fiscalizar os acordos das tragédias da Samarco, em Mariana, e da Vale/BHP, em Brumadinho. A posse dos integrantes ocorreu na segunda-feira (24), e o grupo será coordenado pelo promotor de Justiça Leonardo Castro Maia, com a promotora Shirley Machado de Oliveira como coordenadora-adjunta.

Durante a cerimônia de posse, Maia destacou que o núcleo busca aprimorar o acompanhamento dos acordos com uma equipe dedicada e uma maior participação das comunidades atingidas.

O procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, reforçou a importância do trabalho do Nucard, citando a necessidade de transformar o sofrimento das vítimas em justiça e reparação.

Monitoramento da reparação dos desastres de Mariana e Brumadinho

O Nucard contará com uma equipe multidisciplinar permanente e dedicação exclusiva ao acompanhamento dos acordos. Até então, essa função era desempenhada por órgãos do Ministério Público que também lidavam com outras demandas.

No caso de Brumadinho, o foco inicial será o cumprimento dos Projetos de Demandas das Comunidades Atingidas, a recuperação socioambiental da bacia hidrográfica e os Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico.

Já em relação à repactuação de Mariana, os esforços serão voltados para estruturar mecanismos de governança e auditoria do acordo, além de garantir indenizações justas às vítimas.

Entre as primeiras medidas do núcleo estão a participação em reuniões com os comitês de compromitentes, a criação de mecanismos de governança, a contratação de auditorias e o monitoramento do cumprimento das obrigações previstas nos acordos. O grupo também atuará para garantir a integração entre diferentes áreas do Ministério Público e os demais envolvidos no processo de reparação.

Com essa iniciativa, o MPMG reforça seu compromisso em garantir que os processos de reparação dos desastres de Mariana e Brumadinho sejam conduzidos com transparência, efetividade e participação ativa das comunidades atingidas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios