MPMG faz mais uma rodada de reuniões com atingidos na tragédia de Brumadinho, em 2019

Publicado em

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) divulgou nesta segunda-feira (18) a realização de mais uma reunião com comunidades atingidas no desastre de Brumadinho, em 2019, quando uma barragem de rejeitos da Vale rompeu e matou mais de 270 pessoas. A tragédia é considerada um dos maiores crimes ambientais e sociais da história da humanidade.

O encontro foi realizado por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde/CRDS-Centro), da Central de Apoio Técnico (CEAT) e da Ouvidoria com a participação de diversas pessoas que vivem na Bacia do Paraopeba, rio atingido pela lama de rejeitos da barragem da mina do Córrego do Feijão.

Na reunião, realizada no último dia 11 de dezembro, também estiveram presentes representantes da Assessoria Técnica Independente atuante no território, nas Regiões 1 e 2 da Bacia (Aedas), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag).

MPMG mantém aproximação com  atingidos

Os encontros foram organizados pela Aedas, que presta assessoria técnica às comunidades das Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba.

De acordo com o MPMG, as visitas às comunidades têm o objetivo de “aproximar o órgão da população atingida, levando informações sobre a execução do acordo e do processo judicial, além de promover a escuta das comunidades sobre demandas existentes, dentre as quais se incluem questões afetas ao Programa de Transferência de Renda (PTR), aos danos à saúde decorrentes das enchentes, demandas emergenciais de água, dentre outras”.

Também estiveram presentes a promotora de Justiça Vanessa Campolina Rebello Horta e o promotor de Justiça Edson de Resende Castro; Giovana Lunardi, representante da Seplag, e as representantes da FGV, gestora do PTR, Marcela Januzzi e Priscila Chagas, além de representantes da Coordenadoria Metodológica e Finalística (CAMF).

Como vem fazendo ao longo desse trabalho, o MPMG realizará uma reunião virtual devolutiva, para apresentar os resultados dos encaminhamentos propostos como resposta às demandas apresentadas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios