Pesquisa revela presença de metais tóxicos no ar de 6 municípios atingidos pela tragédia de Brumadinho

Publicado em

 

Uma pesquisa solicitada pela Aedas, assessoria técnica independente (ATI) que presta suporte às comunidades afetadas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, trouxe à tona resultados preocupantes sobre a qualidade do ar em seis municípios impactados pela tragédia.

Conduzido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o estudo detectou altos níveis de metais tóxicos como arsênio, cádmio, cromo, manganês, mercúrio e níquel nas cidades de Betim, Mário Campos, Juatuba, São Joaquim de Bicas, Igarapé e Mateus Leme.

Metais pesados superam limites internacionais

A pesquisa, que coletou 28 amostras de ar na região, revelou que diversas dessas substâncias ultrapassaram os valores de referência para qualidade do ar, conforme normas internacionais de segurança ambiental. O manganês foi o contaminante mais alarmante, com 93% das amostras coletadas apresentando níveis acima do permitido.

A presença de mercúrio e arsênio também foi significativa, com 39% e 36% das amostras, respectivamente, superando os limites estabelecidos. Além disso, o cromo, o cádmio e o níquel apresentaram inconformidades em 32% das amostras analisadas.

Impacto na saúde pública e desafios para a recuperação ambiental

Os resultados indicam uma grave preocupação para a saúde das populações locais, que continuam expostas a substâncias altamente prejudiciais ao organismo humano.

O estudo não apenas destaca a persistência da contaminação do ar por metais, mas também chama a atenção para a necessidade urgente de medidas de monitoramento e descontaminação ambiental. As comunidades que ainda lutam para se recuperar da tragédia enfrentam um novo desafio com a poluição atmosférica, que agrava os impactos da catástrofe de 2019.

Este estudo reforça a urgência de ações efetivas por parte das autoridades para garantir a segurança das populações atingidas, não apenas em relação ao solo e à água, mas também no que diz respeito à qualidade do ar, essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios