A Prefeitura de Congonhas realiza nesta quinta-feira, 15 de junho, um seminário sobre sistema de pavimento intertravado. O evento, promovido em parceria com a Associação Brasileira Cimento Portland (ABPC), visa demonstrar a praticidade na aplicação nesse tipo de solução, considerada competitiva, bela e de grande viabilidade nas cidades.
De acordo com a Prefeitura de Congonhas, o evento é direcionado para engenheiros da iniciativa privada e das prefeituras da região, órgãos envolvidos com sistema prisional, empresas de engenharia que atuam no ramo, entre outros agentes públicos e da inciativa privada interessados.
Segundo os fabricantes, o pavimento intertravado de concreto pode ser considerado uma espécie de substituto dos paralelepípedos. Pode ser usado tanto em pistas de rolamento quanto em calçadas. Eles também são conhecidos como bloquetes, pavimentos drenantes ou pavers.
Ainda segunda a ABPC, como o próprio nome sugere, tratam-se de blocos de concreto pré-fabricados que se travam quando assentados sobre uma camada de areia. Eles travam entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. As juntas entre as peças são preenchidas por material de rejunte, o que permite a utilização imediata do pavimento.
Inscrições
O evento conta com apoio do CREA-MG, Amalpa e Asencap. As inscrições ainda estão abertas, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem acessar o link do seminário para se inscrever. O evento será de 9h às 17h, no espaço Cine Club, da Romaria, à Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, S/N, no bairro Basílica.