No dia 17, que coincide com o aniversário da cidade, Brumadinho inaugurará uma grande entrada com um pórtico, que servirá como polo de acolhimento de turistas e centro de atividades culturais.
Este magnífico projeto, idealizado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, ganhou vida por seu talentoso neto, Kadu Niemeyer, após oito meses de trabalho minucioso e um investimento de mais de R$ 11,5 milhões.
Saiba mais sobre o pórtico de Oscar Niemeyer em comemoração ao aniversário de Brumadinho
Combinando características modernas e uma sensação de leveza visualmente agradável, o pórtico estende-se por impressionantes 47 metros de comprimento, mede 8 metros de largura e atinge uma altura de 5,6 metros.
Sendo uma verdadeira obra-prima, o pórtico se destaca como um novo ponto de interesse para os turistas que visitam a cidade, mesclando-se perfeitamente ao design contemporâneo do Museu Inhotim e ao charme atemporal do casario colonial, que é acompanhado por históricas igrejas barrocas.
No quilômetro 47 da BR-381, foi feita uma nova adição: a Casa do Turista. Esta instalação oferece estacionamento, guias turísticos, cafeteria, wi-fi e centro de informações. Além disso, haverá o Espaço Cultural Oscar Niemeyer, que expõe fotografias do renomado arquiteto e seus projetos marcantes. Os visitantes podem usufruir de uma área comum e participar em diversas atividades artísticas e educativas.
O projeto original previa a construção de dois pórticos para a cidade, um na entrada principal e outro no acesso secundário em Brumadinho, próximo ao Parque Estadual Serra do Rola Moça, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2024. Numa primeira fase, o novo pórtico irá albergar bases da gendarmaria e dos bombeiros.
O projeto de instalação dos pórticos é uma parceria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura Municipal de Brumadinho, o Instituto Arte Brasil e a ONG Associação dos Familiares de Vítimas (Avabrum).