Alerta na Barragem Forquilha 3: Vale detecta anomalia em dispositivo de drenagem em Ouro Preto

Publicado em

 

Uma anomalia foi recentemente identificada pela mineradora Vale em um dos dispositivos de drenagem da Barragem Forquilha 3, localizada na Mina de Fábrica, em Ouro Preto, região Central de Minas Gerais.

Desde 2019, essa estrutura da Barragem Forquilha 3 está classificada em nível 3 de risco, o mais alto na classificação da Agência Nacional de Mineração (ANM), e atualmente está passando por um processo de descaracterização.

Vale diz que faz monitoramento da Barragem Forquilha 3

Durante uma inspeção regular realizada em meados de março na Barragem Forquilha 3, amostras da anomalia foram detectadas em um dos 131 dispositivos de drenagem da estrutura. Essas amostras foram recolhidas e encaminhadas para análise.

Em comunicado divulgado na quinta-feira (4 de março), a empresa assegurou que as condições de segurança da estrutura não foram comprometidas.

“A Vale prontamente comunicou aos órgãos competentes e à empresa de auditoria técnica independente, que acompanha as ações na estrutura, e desenvolveu um plano de ação já em implantação para correção da ocorrência”, afirmou a mineradora.

Além disso, a Vale ressaltou que a estrutura da Barragem Forquilha 3 continua sendo monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa.

Desde que foi classificada em nível de risco 3, toda a área de Zona de Autossalvamento da barragem está evacuada. A Vale, responsável pela estrutura, implementou diversas medidas de segurança para prevenir um possível rompimento.

As obras de descaracterização da Barragem Forquilha 3 estão em andamento e a previsão é de que sejam concluídas até 2035. Esse processo envolve a remoção dos rejeitos de mineração e a revegetação da área.

Em caso de um eventual rompimento, as Bacias do Rio das Velhas e do Rio Paraopeba poderiam ser afetadas, destacando a importância de ações preventivas e de segurança contínua por parte da mineradora e das autoridades competentes.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios