A mineradora Anglo American oficializou na última terça-feira (20/02), sua adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, movimento pelo respeito e promoção dos direitos da comunidade LGBTI+.
A adesão ao Fórum tem o objetivo de potencializar a promoção da igualdade de oportunidades e a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+.
Entre as ações a serem iniciadas imediatamente após a adesão aos compromissos, está o preenchimento de um censo de profissionais da Anglo American. Esta pesquisa servirá como ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão para orientar e consolidar estratégias e práticas de promoção dos direitos LGBTI+ na companhia.
Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
Criado em 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ é um movimento empresarial com atuação permanente, que reúne grandes empresas em torno de 10 compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+.
O propósito do Fórum é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade.
Além disso, o Fórum realiza eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e à identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e comunidade.
Inclusão e diversidade na Anglo American
A Anglo American foi uma das primeiras mineradoras no mundo a constituir uma área específica para lidar com a inclusão e a diversidade. No Brasil, a empresa possui uma gerência de Cultura, Inclusão e Diversidade e Saúde Mental, ligada à diretoria de Pessoas e Organização.
A área de inclusão e diversidade conta com um planejamento estratégico para consolidação de uma cultura inclusiva dentro de toda a organização, além da gestão de cinco grupos de afinidade, que foram iniciados a partir de 2020: LGBT+, Raça e Etnia, Gerações, Gênero e Pessoas com Deficiência.