O presidente da Associação Brasileira dos Municípios Mineradores (AMIG Brasil) e prefeito de Itabira (MG), Marco Antônio Lage, será um dos destaques do Lithium Business, maior evento sobre o mercado de lítio no Brasil, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Sua participação ocorre nesta quinta-feira (10), durante o painel “Desenvolvimento Econômico para Além da Mineração”, onde ele abordará os desafios que municípios mineradores enfrentam após o esgotamento das jazidas.
“A mineração transforma a economia local, mas também cria uma dependência perigosa. Precisamos pensar no amanhã, no que acontece com as cidades quando as minas se esgotam. Vamos reforçar, nesse evento, a importância de se planejar o futuro pós-mineral”, afirma Lage.
Futuro das cidades mineradoras entra em debate no Lithium Business
Com larga experiência à frente da AMIG e também na gestão de um dos principais municípios mineradores do país, Marco Antônio Lage chama a atenção para os riscos de basear toda a estrutura econômica, social e educacional de uma cidade apenas na atividade mineral. “Quando uma mineradora se instala, influencia diretamente a geração de empregos, o comércio local e até a educação, que passa a focar em cursos técnicos na área. Toda a cidade gira em torno desse setor”, explica.
No entanto, ele alerta que essa dependência pode se transformar em vulnerabilidade. “Quando os recursos chegam ao fim e as empresas encerram as atividades, há um verdadeiro colapso socioeconômico. Fica claro que a mineração não pode ser vista como um fim em si mesma, mas como um meio para promover o desenvolvimento diversificado e sustentável das regiões impactadas”, completa.
Araçuaí se torna o centro das discussões sobre o lítio
O Lithium Business, realizado no Espaço Lithium, em Araçuaí (MG), coloca o Vale do Jequitinhonha em evidência como uma das regiões mais promissoras na produção de lítio no país. A programação inclui conferências, plenárias, palestras e exposições de grandes players do setor, tornando o evento uma vitrine nacional e internacional da indústria do lítio.
A presença de Marco Antônio Lage fortalece a proposta do evento de não apenas discutir a exploração mineral, mas também pensar no futuro das comunidades impactadas, reforçando a necessidade de planejamento estratégico e desenvolvimento sustentável.