A qualidade da água em Itabira, cidade berço da mineração do ferro no estado, será discutida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (6). A audiência pública, solicitada pela deputada Bella Gonçalves (Psol), será realizada às 10 horas, no Plenarinho II.
De acordo com a deputada solicitante, um relatório do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) atestou níveis elevados de manganês, alumínio, chumbo e outros materiais na água de Itabira. Ainda de acordo com a parlamentar, os níveis de contaminação em todos os pontos de coleta de amostras seriam os mais altos já registrados nos dez anos que compõem a série histórica do Igam.
“Onde tem minério, tem água em abundância. O problema é que as atividades minerárias quase sempre contaminam as águas e expõem a população a riscos prolongados à sua saúde”, afirmou a parlamentar, na ocasião da aprovação do requerimento de audiência pública. Na sua avaliação, a situação em Itabira é preocupante.
De acordo com a ALMG, foram convidadas para o debate autoridades municipais e estaduais, além de lideranças comunitárias que reclamam da má qualidade da água que sai das torneiras no município.
Debate sobre a água
A população pode acompanhar o debate em tempo real. Também é possível participar, se inscrevendo online na audiência pública. O acesso ao vivo é feito por meio do link.