Municípios de Minas recebem adiantamento por ação coletiva de reparação dos danos do rompimento da Barragem do Fundão

Publicado em

 

Dois municípios da região afetada pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), concordaram em receber um adiantamento relacionado à ação coletiva de reparação civil de danos movida na Inglaterra pelo escritório Pogust Goodhead.

A informação foi revelada na terça-feira (03) pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em uma petição ao Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). O Ibram é parte da ação que visa reparação pelos danos causados pelo desastre ambiental de 2015.

Ibram questiona adiantamento por ação coletiva pela tragédia na Barragem do Fundão

O Ibram, no entanto, questiona a legalidade do adiantamento, afirmando que os municípios firmaram contratos com cláusulas de sucesso com escritórios de advocacia, o que, segundo os advogados do Ibram, infringe as regras do direito administrativo brasileiro e as normas do Tribunal de Contas da União sobre a ação da Barragem do Fundão.

Em defesa, o escritório Pogust Goodhead afirmou que o adiantamento foi feito para apenas quatro municípios, dos 46 que aderiram à ação coletiva, e que esse procedimento foi validado por especialistas jurídicos brasileiros, que consideraram o ato legal e em conformidade com o interesse público.

O escritório ainda ressaltou que não se tratava de um empréstimo, e que, caso a ação não obtenha êxito, os municípios não precisarão devolver o valor adiantado.

A questão gerou controvérsias, especialmente após a publicação de aditivos contratuais nos Diários Oficiais de Aimorés e Ipatinga, em 2019, que confirmaram o adiantamento de R$ 630.115,33 como parte do êxito da ação coletiva.

O desfecho dessa polêmica será monitorado de perto, já que pode ter implicações legais e financeiras para os municípios e para o futuro da ação coletiva de reparação pela Barragem do Fundão.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios