Cidades que recusarem acordo de Mariana de R$ 6,1 bilhões vão perder valores para mineradoras

Publicado em

Com a proximidade do prazo de adesão ao Acordo de Mariana, que se encerra no dia 6 de março, os prefeitos das 49 cidades impactadas enfrentam uma decisão crucial: assinar o acordo ou perder os valores destinados à recuperação e compensação.

De acordo com a Cláusula 7 do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no final de 2024, os municípios que optarem por não aderir ao acordo perderão os recursos que seriam destinados à reconstrução e recuperação.

Esses valores, que somam um total de R$ 6,1 bilhões, permanecerão com as mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton. A BHP, uma das controladoras da Samarco, afirmou que os valores serão atualizados ao longo de 20 anos, refletindo um compromisso financeiro de longo prazo com as cidades atingidas.

A pressão das ações judiciais internacionais para recebimento do acordo de Mariana

Além do aspecto financeiro, outro fator decisivo está pesando sobre a decisão dos prefeitos: as ações judiciais em andamento, especialmente o processo bilionário em julgamento na Inglaterra.

Para que os municípios possam aderir ao acordo, é necessário que desistam das ações judiciais internacionais, o que tem gerado um dilema entre manter as disputas ou buscar uma solução definitiva dentro do Brasil.

Essa complexa situação coloca os gestores municipais em uma posição delicada, onde devem pesar os benefícios imediatos da adesão com os riscos de renunciar a processos que ainda estão em andamento no cenário internacional. Com o prazo final do acordo de Mariana se aproximando, os próximos dias serão decisivos para definir o futuro dos recursos e das ações jurídicas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios