O Serviço Geológico do Brasil (SGB) anunciou a abertura de uma consulta pública que definirá as futuras prioridades do país no que toca ao mapeamento geológico e à pesquisa de recursos minerais. A iniciativa decorre entre os dias 1 de maio e 15 de junho de 2025, e propõe estabelecer diretrizes para o desenvolvimento do novo Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais — o PlanGeo 2026–2035.
Foco em minerais críticos para a transição energética
O novo plano coloca em destaque a importância de mapear e estudar minerais críticos e estratégicos essenciais para os desafios do futuro, como a transição energética e a segurança alimentar. A prioridade será dada a projetos relacionados a minerais críticos e estratégicos, além de investigações nas áreas de inteligência mineral, recursos nucleares, e rochas industriais.
O PlanGeo 2026–2035 será conduzido pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do SGB, e pretende consolidar um modelo de investigação de longo prazo, com base em dados científicos e mapeamentos sistemáticos. O plano prevê ainda a identificação de zonas estratégicas para pesquisa mineral em todo o território brasileiro, contemplando tanto projectos em curso como novas propostas alinhadas com as necessidades emergentes do sector.