Vale sofre derrota em caso envolvendo o rompimento da barragem de Fundão

Publicado em

 

A mineradora Vale informou, por meio de nota, que foi divulgada, nesta segunda-feira (7), a decisão judicial proferida pela justiça inglesa, em Londres (Business and Property Courts Of England And Wales), indeferindo pedido da companhia que questiona a competência da jurisdição da Corte inglesa sobre a mineradora. Com a negativa do recurso, a mineradora virou ré na ação coletiva do Reino Unido, que exige US$ 46 bilhões em indenizações às vítimas.

De acordo com a nota, o pedido da Vale foi feito no contexto da ação de contribuição (“contribution claim”) movida pela BHP Group Limited contra a Vale em 2 de dezembro de 2022, na qual a BHP pede a repartição de eventual condenação em ação coletiva movida contra a BHP na Inglaterra, por supostos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, conforme informado pela Vale no Comunicado ao Mercado de 2 de dezembro de 2022 (saiba mais).

A empresa informou, também, que seus consultores jurídicos “considerarão cuidadosamente os elementos da decisão“ e apresentarão as medidas cabíveis no processo. Na mesma nota a Vale reafirmou seu compromisso com a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, nos termos  dos acordos celebrados com as autoridades públicas brasileiras.

A Vale e Mariana

Em 5 de novembro de 2015, por volta das 16h20, a barragem de Fundão, de propriedade da mineradora Samarco, em Mariana, se rompeu despejando cerca de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro na bacia do Rio Doce e matando 19 pessoas na comunidade de Bento Rodrigues. A Samarco era controlada pelas empresas Vale e BHP Billiton.

O desastre foi considerado a maior tragédia ambiental do país, destruindo comunidades e plantações. Além de deixar um rastro de destruição em toda a bacia do Rio Doce, em Minas Gerais, os reflexos chegaram à foz do rio, no Espírito Santo, contaminando também o oceano Atlântico.

Desde então a empresa vem realizando acordos e cumprindo uma série de medidas judiciais para reparar os danos causados pela tragédia. Ainda assim, continua enfrentando também uma série de batalhas na justiça por partes que exigem reparação.

Atualizado em 08/08/2023, às 15h27.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios