Início Minas Gerais Brasil avança com 1º laboratório de ímãs de terras raras do hemisfério...

Brasil avança com 1º laboratório de ímãs de terras raras do hemisfério sul inaugurado em Minas

Imagem: Divulgação - Batizado de LabFabITR, o laboratório é operado pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e se conecta à rede de pesquisa aplicada do SENAI em áreas como química, metalurgia e meio ambiente

Com o objetivo de liderar a transformação tecnológica no setor de minerais estratégicos, foi inaugurado no dia 22 de maio, em Lagoa Santa (MG), o primeiro laboratório-fábrica de ímãs e ligas de terras raras do hemisfério sul. Integrado ao novo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI ITR), o espaço marca um passo decisivo rumo à autonomia nacional na cadeia produtiva de elementos cruciais para a indústria do futuro.

Infraestrutura pioneira a serviço da inovação industrial

Batizado de LabFabITR, o laboratório é operado pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e se conecta à rede de pesquisa aplicada do SENAI em áreas como química, metalurgia e meio ambiente. Implantado pela Codemge ao longo de oito anos, o projeto passou à gestão da FIEMG em 2023 e, desde então, está integrado ao CIT SENAI ITR.

O lançamento contou com a presença de lideranças industriais, como o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, e o diretor regional do SENAI-MG, Christiano Leal. O centro une pesquisa, desenvolvimento e aplicação prática em um ecossistema voltado à produção de alto valor agregado para a indústria brasileira.

Terras raras: riqueza estratégica e oportunidade nacional

As terras raras — um conjunto de 17 elementos químicos com aplicações em áreas como energia limpa, mobilidade elétrica, defesa e alta tecnologia — são insumos estratégicos em produtos que vão de turbinas eólicas a smartphones. Embora não sejam tão escassos quanto o nome sugere, os processos de separação e refino são tecnologicamente exigentes.

O Brasil possui cerca de 23% das reservas globais conhecidas desses elementos, com destaque para jazidas localizadas em Minas Gerais, Goiás, Amazonas e Bahia. Estruturas como o CIT SENAI ITR representam um passo essencial para que o país domine toda a cadeia produtiva, do solo à aplicação final, gerando empregos qualificados e soberania tecnológica.

Sair da versão mobile