Semana Santa em Minas atrai turistas de todo o mundo com suas tradições centenárias

Publicado em

A Semana Santa em Minas Gerais é um evento de grande importância, tanto para os fiéis quanto para os turistas que visitam as cidades históricas do estado. Com uma tradição que chega a trezentos anos, as celebrações são um marco cultural e religioso, superando até mesmo o Carnaval em popularidade.

Este ano, o programa Minas Santa, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, chega à sua terceira edição, consolidando ainda mais o evento como um dos mais esperados do calendário estadual.

Cidades históricas com tradições que unem fé e cultura

Mariana scaled
Imagem: Mariana

Em Ouro Preto, uma das cidades mais emblemáticas para a celebração da Semana Santa, as pousadas são reservadas com até cinco anos de antecedência. Os turistas de diversas partes do mundo não querem perder uma das mais belas manifestações religiosas de Minas e do Brasil.

Já em Mariana, o resgate da tradicional Procissão do Fogaréu destaca o destino como um polo turístico religioso, onde a espiritualidade se mistura ao patrimônio histórico, refletindo a religiosidade que moldou a cidade desde a sua fundação, quase três séculos atrás.

Itabira e Catas Altas: Fé, arte e história em cada esquina

Em Itabira, cidade da poesia, a Semana Santa tem início com a tradicional Via Sacra dos Gravetos e é seguida pelo Setenário, uma reflexão profunda sobre as dores da Virgem Maria. Este ano, Itabira celebra o Jubileu do Bicentenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, o que torna as celebrações ainda mais especiais.

Já em Catas Altas, a Semana Santa ocupa todo o Centro Histórico da cidade, com encenações teatrais que utilizam o cenário natural da Serra do Caraça e a imponente Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro: Fé, devoção e cultura

Conceicao do Mato Dentro2
Imagem: Conceição do Mato Dentro

Em Diamantina, a Semana Santa, que acontece de 13 a 19 de abril, é marcada por procissões e ritos que mantêm viva uma herança cultural transmitida por gerações. Em Serro, a cidade barroca também revive a Semana Santa com mais de 300 anos de devoção dos seus habitantes.

Já em Conceição do Mato Dentro, a cidade se prepara para o Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos, que é um dos maiores do Brasil. As celebrações começam já na Quaresma e ganham força durante a Semana Santa, com encenações que fortalecem tanto a fé quanto a cultura local.

Congonhas: Cultura e tradição com ares de Patrimônio Mundial

Por fim, Congonhas celebra a Semana Santa com o tema “Cultura e Tradição na Capital Mineira da Fé”. De 13 a 20 de abril, a cidade histórica, que abriga o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos (tombado pela UNESCO), se transforma em um palco vivo para encenações que retratam os últimos dias de Cristo. Com o apoio de dezenas de atores, as procissões percorrem o centro histórico da cidade, conectando igrejas e criando um ambiente de fé, arte e tradição.

A Semana Santa em Minas Gerais, com sua fé vibrante e herança cultural rica, é uma oportunidade única para vivenciar a espiritualidade e a história de um dos estados mais importantes do Brasil.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios