O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem visita marcada ao estado de Minas Gerais na próxima quarta-feira (13), mais precisamente na região do Alto Paranaíba.
Durante a visita, Lula participará da cerimônia de inauguração de uma base de produção de fertilizantes fosfatados. Também estão previstos a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Lula deverá estabelecer formalmente oito novos institutos federais de pesquisa em Minas Gerais, incluindo um em Belo Horizonte, além de participar da inauguração do Complexo de Fertilizantes.
Líderes políticos mineiros estavam pressionando o governo por uma visita de Lula á MG
Lideranças políticas mineiras vêm pressionando o presidente Lula para aparecer com mais frequência no estado desde o ano passado. Sua visita à capital mineira no mês passado foi a primeira de uma série planejada para o estado.
Com o segundo maior Colégio Eleitoral do país no estado, a atenção de defensores e apoiadores do governo se volta para as eleições municipais de 2024, que servirão de termômetro para o pleito de 2026.
Embora também fosse esperado que Lula visitasse Juiz de Fora, na Zona da Mata, e anunciasse os recursos do PAC, o encontro foi cancelado de última hora.
Porém, de acordo com a notificação publicada, Belo Horizonte será incluída no projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), beneficiando 358 municípios do estado de Minas Gerais, envolvendo 647 nas áreas de saúde, educação, esporte e projeto cultural.