O trecho da BR-381 que conecta Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, passará a contar com cinco praças de pedágio entre o final de 2025 e início de 2026. O governo federal assinou, nesta quarta-feira (22), o contrato de concessão com a empresa Nova 381, que ficará responsável pela administração e melhorias na rodovia.
Atualmente, o trecho não possui cobrança de pedágio, pois está sob a gestão do governo federal. No entanto, com a concessão à iniciativa privada, o tráfego na rodovia passará a ser tarifado após a finalização de obras, como a revitalização do asfalto, melhorias na sinalização e a construção das praças de pedágio.
A previsão é que a cobrança seja iniciada no 12º mês da concessão, ou seja, após a conclusão dos trabalhos iniciais, com início marcado para o dia 6 de fevereiro.
Valor do Pedágio e Estrutura das Praças na BR-381
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou as tarifas de pedágio para cada uma das cinco praças ao longo do trecho. Os valores são os seguintes:
- Caeté: R$ 13,75
- João Monlevade: R$ 11,40
- Jaguaraçu: R$ 13,35
- Belo Oriente: R$ 10,75
- Governador Valadares: R$ 11,20
A tarifa básica do pedágio por 100 km será de R$ 18,38 em trechos de pista simples e R$ 25,73 onde a rodovia for duplicada. Considerando a tarifa básica, o custo total para percorrer o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares pode chegar a R$ 60,45.
Desconto no Leilão e Reajuste das Tarifas
É importante ressaltar que, apesar das tarifas básicas já definidas, o valor final a ser cobrado nos pedágios poderá ser inferior. A concessionária Nova 381 obteve um desconto de 0,94% durante o leilão para a concessão, o que pode impactar nos preços finais. A ANTT afirmou que os cálculos definitivos das tarifas serão refeitos e os valores atualizados serão divulgados com antecedência, embora ainda não tenha sido definida uma previsão exata para o ajuste.
A implementação dos pedágios promete impactar a rotina de motoristas que utilizam a BR-381, uma das principais rodovias de Minas Gerais, que conecta a capital Belo Horizonte a várias cidades do interior do estado. As obras de melhorias devem trazer benefícios a longo prazo, como maior segurança e qualidade no tráfego, mas também geram preocupações com o aumento no custo de transporte para usuários frequentes da rodovia.