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BR-381: assinatura de contrato de concessão de trecho entre Governador Valadares e Caeté é adiada para janeiro

Foto: ANTT - Ato administrativo estava marcado para o próximo dia 2 de dezembro, mas foi adiado para o início de 2025 a pedido da empresa vencedora do leilão de concessão do trecho da BR-381; Saiba a justificativa

 

A assinatura do contrato de concessão do trecho da BR-381, entre Caeté e Governador Valadares foi adiada para janeiro de 2025. A formalidade estava marcada para o próximo dia 2 de dezembro, mas foi adiada para o início do ano que vem a pedido da concessionária vencedora do leilão de concessão, de acordo com comunicado relevante divulgado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

Conforme o documento, o adiamento ocorreu pela comissão de outorga atendendo ao pedido da 4UM Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura. A concessionária alegou que necessitária de mais 45 dias parta a “comprovação de atendimento das condições prévias a assinatura do contrato de concessão”.

De acordo com o governo federal, com a prorrogação do prazo, a expectativa é que o contrato de concessão seja assinado até 24 de janeiro. O trecho é uma importante ligação de cidades minerárias e siderúgicas do estado à capital Belo Horizonte e a outras regiões do país, essencial para o escoamento da produção.

O coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381, Clésio Gonçalves, entendeu o adiamento da assinatura como fato normal, embora haja grande expectativa para a formalização do contrato. “Não tem maior gravidade”, resumiu.

Concessão da BR-381

O adiamento do prazo de assinatura do contrato não impedirá que a vencedora do leilão realizada no final de agosto, a 4UM, assuma a administração da rodovia ainda no primeiro semestre de 2025, dando início a um ciclo de melhorias significativas ao longo do trecho.

Durante o primeiro ano de concessão, a empresa realizará uma série de intervenções na rodovia. Isso inclui a implementação de serviços de ambulância e reboque 24 horas, além de melhorias na sinalização e recapeamento das vias.

O trabalho de manutenção, que agora ficará a cargo da concessionária, também englobará capinas e outros serviços essenciais. Nesse período, haverá o refinamento do projeto de duplicação, incluindo desapropriações e reassentamentos necessários.

Duplicação e pedágio

Uma das principais preocupações era a duplicação do trecho da BR-381 entre São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade e Nova Era. Foi confirmado que a duplicação ocorrerá no traçado original, com a utilização de blocos de concreto conhecidos como New Jersey para garantir a separação entre as pistas.

Conforme previosto no leilão, a cobrança de pedágio terá início no começo de 2026, cerca de um após um ano de operação da concessionária. Este período será dedicado à manutenção e operação da rodovia, além do começo das obras de duplicação.

O Movimento Pró-Vidas da BR-381, representado por Clésio Gonçalves e Dr. Laércio Ribeiro, prefeito de João Monlevade, esteve em reunião recentemente com a ANTT para garantir que as expectativas das comunidades dos municípios que margeiam a rodovia sejam atendidas.

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