O maior pacote de concessão rodoviária federal já lançado em Minas Gerais acaba de receber sinal verde da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto, que abrange cerca de 735 quilômetros das rodovias BR-116 e BR-251, terá um investimento previsto de R$ 12,4 bilhões por meio de uma parceria público-privada, com leilão previsto para os próximos meses.
A proposta contempla dois grandes eixos: o primeiro liga Montes Claros ao entroncamento com a BR-116, passando pelo Norte de Minas; o segundo parte de Governador Valadares até a divisa com a Bahia, cortando o Vale do Rio Doce. O plano de concessão envolve diretamente 12 municípios, como Teófilo Otoni, Salinas, Itaobim, Águas Vermelhas, Divisa Alegre, entre outros.
Concessão nas rodovias de Minas vai gerar mais segurança e empregos
Além de modernizar a infraestrutura rodoviária, a iniciativa promete forte impacto socioeconômico nas regiões atendidas. A estimativa é que cerca de 127,5 mil postos de trabalho — entre diretos, indiretos e efeito-renda — sejam criados durante a fase de obras e ao longo da operação.
O pacote de melhorias nas rodovias do estados inclui a duplicação de pontos críticos, instalação de acostamentos, reforço na sinalização e criação de passarelas para pedestres. Também estão previstos postos de pesagem, que contribuirão para a conservação do pavimento e o controle de cargas excessivas. Os usuários ainda contarão com suporte de atendimento médico e mecânico, além de vias iluminadas e pavimentação de alto padrão, garantindo mais segurança e conforto para quem trafega pelas rodovias.
A concessão terá validade de 30 anos e o modelo adotado para o leilão será o de menor tarifa de pedágio com aporte associado, buscando o equilíbrio entre qualidade dos serviços e modicidade nas tarifas.