Início Minas Gerais Ministério público pede suspensão de atividades da AngloGold em MG

Ministério público pede suspensão de atividades da AngloGold em MG

Planta do Queiroz, da AngloGold em Nova Lima (MG). Foto: Lucas Franco | TV Globo

Considerada a maior produtora de ouro do país, a AngloGold Ashanti possui uma história centenária no Brasil. Nesta semana, a empresa foi acusada de omitir dados sobre as barragens do empreendimento em Nova Lima (MG).

Nesta quarta-feira (27), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) moveu uma ação civil pública contra a mineradora AngloGold Ashanti. O órgão solicita a suspensão das atividades da empresa na Planta do Queiroz, em Nova Lima (MG), até que a barragem Cocuruto e demais estruturas estejam estabilizadas. 

De acordo com o MPMG, a AngloGold teria omitido relatórios no ano passado que constavam que a barragem Cocuruto não possuía uma condição de estabilidade satisfatória. O Ministério Público também encaminhou um requerimento à Justiça solicitando a indisponibilidade de bens no valor de R$50 milhões como uma medida de compensação por danos morais coletivos.

“Por duas vezes no ano de 2022, a ré teve em mãos estudos técnicos robustos, elaborados por consultoria especializada por ela própria contratada, que indicavam a ausência de estabilidade na barragem […] Ao invés de torná-los públicos e discutir abertamente o seu teor e as providências a serem tomadas junto aos órgãos competentes, a ré simplesmente omitiu que existiam” – aponta um trecho da ação.

O caso foi apurado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e pela Agência Nacional de Mineração (ANM) que embargaram a operação após constatar a prática da mineradora. Em março, técnicos do MPMG e a Defesa Civil de Nova Lima estiveram no empreendimento e confirmaram inconsistências e irregularidades no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (Paebm).

De acordo com a AngloGold, todas as barragens da planta estão seguras, estáveis, e não recebem efluentes e rejeitos desde dezembro de 2022. A empresa afirma que atua de forma ética e transparente, além de dialogar com as autoridades competentes e monitorar as barragens constantemente.

 

Sair da versão mobile