Início Geral Anglo American celebra 50 anos de história no Brasil

Anglo American celebra 50 anos de história no Brasil

Créditos: Banco de Imagens Anglo American

A mineradora nasceu na África do Sul e, atualmente, está em seis continentes. No Brasil, a empresa opera na exploração de minério de ferro, em Minas Gerais, e ferroníquel, em Goiás.

A Anglo American é uma das grandes líderes globais da mineração. Sua história teve início em 1917, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, e sua expansão para o Brasil aconteceu em 1973. Os dois maiores empreendimentos da empresa no Brasil geram cerca de 12 mil empregos diretos ou indiretos. Além disso, a previsão é de que a empresa invista, aproximadamente, R$12 bilhões até o ano de 2027.

O Projeto Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), envolve um dos maiores minerodutos do mundo. Com 529 km de extensão, a estrutura passa por 33 municípios e leva o minério de ferro até Porto do Açu, no Rio de Janeiro. A empresa atua com a exploração de ferroníquel nos municípios de Bairro Alto e Niquelândia, em Goiás.

A atuação da Anglo American exerce uma influência significativa sobre a economia e o desenvolvimento estrutural dos municípios em que estão instalados. Ao longo desses 50 anos, a Anglo American desenvolveu diversos projetos na área da mineração, educação e meio ambiente, além de projetos sociais. A empresa tem buscado soluções para os desafios por meio do fortalecimento das práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) como o Plano de Mineração Sustentável. Este foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer os mecanismos de, diversidade, inclusão, ação social e ambiental além de reduzir a emissão dos GEE’s (Gases de Efeito Estufa) nas planas operacionais pois, de acordo com a empresa, o objetivo é alcançar a neutralidade de carbono até 2040.

No entanto, a interferência da mineradora sobre os recursos hídricos resultam em sérios impactos ambientais. Além da captação de um grande volume de água em Conceição do Mato Dentro, o mineroduto Minas-Rio já se rompeu duas vezes poluindo o Ribeirão Santo Antônio, em Santo Antônio do Grama.

De acordo com Wilfred Brujin, presidente da Anglo American no Brasil, celebrar 50 anos de atuação é motivo de alegria e momento de reiterar o compromisso da empresa com uma ‘nova mineração’.

“Seguiremos focados na entrega de resultados seguros e eficientes, baseados em nossos valores e propósito. Ao celebrar os 50 anos de presença no Brasil, vislumbramos mais e mais décadas de uma mineração responsável, com padrões globais de excelência, solidez em cultura corporativa, e trabalho de pessoas compromissadas, que no dia a dia constroem a história da nossa Anglo American.” – afirmou.

Saiba mais sobre a Anglo American e sua atuação em Conceição do Mato Dentro em:
https://cidadeseminerais.com.br/anglo-american-e-projeto-de-recuperacao-de-nascentes/

https://cidadeseminerais.com.br/anglo-american-e-parceiros-lancam-observatorio-do-turismo-em-conceicao-do-mato-dentro-mg/

Sair da versão mobile