Os sistemas de segurança e aviso são fundamentais e indispensáveis nas obras de barragens, pois monitoram riscos e notificam a população da região diante de algum risco iminente. Em Minas Gerais, são realizados alguns testes periódicos para a verificação do funcionamento das sirenes de emergência desses sistemas.
Na última semana foram realizados testes das sirenes nas barragens de Barnabé e Barnabé I, localizadas em Congonhas. Na segunda-feira, dia 7, as sirenes das barragens CDS I e CDS II localizadas em Santa Bárbara e Barão de Cocais também foram acionadas em teste preventivo.
De acordo com a AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais), as barragens Forquilhas I, II, III, IV, V, Grupo e Prata, da Mina de Fábrica situadas em Ouro Preto e Itabirito passarão por testes nesta quinta-feira (10) por volta das 10h. Os testes serão realizados mensalmente no mesmo dia e horário.
Nas barragens Maravilhas I e II e Cianita I, II e III, da Mina do Pico, em Itabirito, os testes acontecerão no dia 24 de novembro, também às 10h. A periodicidade dos testes nesta região será mensalmente, todo dia 18, às 10h.
O som das sirenes de emergência poderão ser ouvidos por toda a região das barragens. O aviso sonoro será personalizado para que os moradores possam identificar que se trata apenas de uma simulação.