Minas Gerais anunciou a implantação do Alerta Amber, sistema acionado em casos graves de crianças e adolescentes desaparecidos.
O projeto é resultado de uma colaboração entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Grupo Meta (donos do Instagram e do Facebook).
Conheça mais sobre o projeto Alerta Amber
Os únicos requisitos utilizados para a divulgação de um caso pelo Alerta Amber são a faixa etária (crianças e adolescentes) e a gravidade do desaparecimento (risco de lesão corporal e/ou morte).
Além da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), integram o projeto as polícias civis do Ceará e do Distrito Federal.
De acordo com o “Diagnóstico de Desaparecidos no Distrito de Segurança Integral de Minas Gerais” de 2020 a 2022, os adolescentes representaram 25,11% dos desaparecidos e as crianças representaram 2,48%. Entre eles, os adolescentes respondem por 21,04% e as crianças respondem por 1,50%.
E se alguém desaparecer?
1- Procure a delegacia ou unidade de PM mais próxima de sua residência para registrar um desaparecimento. Tenha em mãos seus documentos de identificação e uma foto nítida e recente da pessoa desaparecida.
2- Cadastro de faltas também pode ser feito virtualmente pela Delegacia Virtual;
3- Apesar da carga emocional envolvida, é preciso manter a calma para transmitir informações à polícia de forma clara e detalhada
4- As pessoas desaparecidas devem ser registradas assim que forem descobertas e interrompidas em seu cotidiano. Não espere 24 horas ou mais antes de entrar em contato com a polícia.