Minas vai decretar Estado de Emergência pelo grande número de casos de dengue em 2024

Publicado em

 

O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti anunciou, nesta terça-feira (23), que o governo decretará emergência de saúde em decorrência das arboviroses a partir desta semana. Foram confirmadas uma morte por dengue e uma por chikungunya em Monte Belo e Sete Lagoas, respectivamente.

Pela manhã o secretário concedeu entrevista coletiva, na qual informou que ambos os casos de óbitos registrados foram de pessoas acima de 70 anos com comorbidades. Outras cidades, como Itabira, confirmaram mortes por dengue, mas os óbitos ainda não foram contabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

“O Estado de Minas Gerais decretará emergência em saúde para facilitar que tanto a Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) quanto os municípios possam fazer contratações temporárias e a compra de insumos para combate mais rápido à dengue. Vamos publicar, até o final de semana, um decreto que permite ao gestor agilidade na tomada de decisão”, informou o secretário.

“Nós percebemos que o pico [das arboviroses] será precoce e a nossa equipe já começou a capacitar, em todas as regiões do Estado, gestores municipais de saúde, médicos e enfermeiros para podermos evitar mais óbitos por dengue, porque boa parte dos casos são mais leves e evitáveis, e, por isso, o reforço hospitalar”, complementou.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) também divulgou que, até o dia 22 de janeiro, já foram 11.490 casos confirmados de dengue, 33.316 casos suspeitos e outros 14 óbitos em investigação em decorrência da doença, além de 3.067 confirmações de chikungunya, 4.353 casos prováveis e duas suspeitas de óbito pela doença. Há, também, dois casos prováveis de zika. Clique e veja o Boletim da SES-MG na íntegra.

População de Minas Gerais precisa combater os focos

Assim como ocorre com órgãos responsáveis em todos os municípios que enfrentam o problema, a SES-MG também faz um apelo à população para que ela faça sua parte, combatendo os focos de reprodução do Aedes aegipty dentro de casa. Veja abaixo as recomendações:

*Tampar os tonéis e caixas-d’água.
*Manter as calhas sempre limpas.
*Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
*Manter lixeiras bem tampadas.
*Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.
*Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.
*Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.
*Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios