Juiz anula leilão de 15 usinas da Cemig e exige referendo popular para privatizações

Publicado em

 

O juiz Fabiano Afonso, do Juizado Especial de Belo Horizonte, emitiu uma decisão, anulando o leilão de 15 usinas hidrelétricas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A medida foi tomada após uma ação popular que apontou a ausência de um referendo popular, requisito essencial na Constituição Estadual de Minas Gerais para processos de privatização de empresas públicas.

A sentença foi fundamentada no artigo 487, inciso I, do Código de Processo Civil, e determinou a nulidade do Edital de Venda da Licitação 500-Y17124. Além disso, o juiz condenou a Cemig ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, fixados em 10% do valor da ação.

O juiz Fabiano Afonso destacou que, apesar de as usinas hidrelétricas e a pequena central hidrelétrica (PCH) não gerarem grande repercussão na opinião pública, elas fazem parte de um conglomerado de empresas controladas pela Cemig. Por isso, a alienação desses ativos deve seguir as mesmas regras da desestatização, previstas na Constituição do Estado.

O risco de um desmonte da Cemig

A decisão também apontou um risco importante: a venda dos ativos da Cemig sem um referendo popular poderia ser uma forma de contornar as exigências constitucionais, resultando em um desmonte das operações da empresa.

Segundo o juiz, a Cemig e suas subsidiárias devem submeter a alienação de seus ativos à aprovação do povo mineiro, por meio de referendo popular, com a iniciativa partindo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Este julgamento pode afetar o futuro de outras privatizações planejadas para a Cemig. A privatização da própria empresa também depende de uma alteração legislativa que permita o processo sem a necessidade de referendo popular. Tal proposta deverá tramitar nos próximos meses na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios